anestesia
O Ariza conta com aparelhos de última geração para a realização de anestesia veterinária inalatória, onde gases anestésicos são direcionados para o pulmão através de sonda endotraqueal, tornando o procedimento muito mais seguro e garantindo a adequada ventilação do paciente.
Todos os pacientes anestesiados, são monitorados em relação a frequência cardíaca, frequência respiratória, controle de pressão arterial, saturação de oxigênio e controle de dor proporcionando um procedimento cirúrgico sem intercorrências e uma recuperação anestésica tranquila e segura.
Além da anestesia inalatória, temos também a opção de anestesia epidural, anestesia injetável com propofol (para pequenos procedimentos), anestesia local, anestesia de bloqueio regional entre outros. A escolha do procedimento anestésico ou a associação de dois ou mais tipos de anestesia vai depender da avaliação do Médico Anestesista e da melhor escolha para o paciente.
Todos os pacientes anestesiados são monitorados não só durante o procedimento, mas também no período de recuperação quando ficam internados na nossa internação.
QUANDO RECORRER AO ANESTESISTA VETERINÁRIO?
Na medicina veterinária a anestesia ou sedação pode ter indicação somente de tranquilizar o paciente ou mesmo conter o paciente, diminuindo o estresse para a realização de exames que em pessoas não precisariam de anestesia geral.
Como exemplos podemos citar o tratamento de dentes em cães e gatos que precisam de anestesia geral para ficarem quietos e fazer o tratamento e/ou remoção de tártaro. Muitos pacientes também requerem anestesia para fazer um exame de RX, ultrassom, tomografia, biopsias de pele ou outros procedimentos relativamente indolores.
As anestesias gerais com monitoramento são necessárias em quase todos os procedimentos, e isso repercute diretamente na segurança dos mesmos, e na tranquilidade do paciente, do tutor, do cirurgião e do anestesista.
Cirurgias ortopédicas, cirurgias de coluna, cirurgias abdominais, tratamento de dentes, biopsias de fígado, biópsia de baço e pulmão guiado por ultrassom, biopsias de pele, remoção de diversos tumores, cirurgias de castração de cães e gatos requerem algum tipo de anestesia.
Além disso a sedação e anestesia pode auxiliar na recuperação de pacientes politraumatizados, com dores crônicas, dores pôs operatórias, diminuição de estresse ou mesmo para contenção em procedimentos estressantes com exames e transfusões ou quimioterapias.
Tipos de anestesia veterinária
O especialista em anestesia veterinária é apto para a melhor escolha da técnica anestésica, do anestésico escolhido, tipo de restrição e monitorização e mesmo de cuidados pós-operatórios ou pós-anestésicos.
Todo paciente que será submetido a procedimentos anestésicos, o Ariza recomenda uma avaliação clínica e realização de exames que dependem da raça, idade, espécie e da presença ou não de comorbidades (doenças).
Exames do coração como ecocardiograma, eletrocardiograma, holter e mensuração da pressão arterial podem ser necessários. Exames de sangue como hemograma, provas de coagulação, dosagens bioquímicas de função renal são muito importantes para a segurança anestésica e cirúrgica.
Também indicamos exames de radiografias de tórax, exame de ultrassom e tomografias para avaliar melhor o paciente e seus riscos.