top of page

ENDOSCOPIAS, COLONOSCOPIA, RINOSCOPIA E BRONCOSCOPIA

imagens_site_az (1).png

A endoscopia é uma técnica médica de recente aplicação em Medicina Veterinária, que por sua característica não invasiva e segura, tem indicação no diagnóstico e no tratamento de diversas patologias em cães e gatos. Essa é uma forma confiável de exploração, diagnóstico e obtenção de amostras de tecidos (biópsias).

 

O endoscópio consiste num tubo flexível, com sistema de irrigação e insuflação comandado por um operador que observa e realiza os procedimentos através da visualização em um monitor de vídeo. 

Para a realização da endoscopia é necessário que o animal seja submetido à anestesia geral, por isso a indicação do procedimento pode ser feita somente após uma cuidadosa avaliação clínica e, muitas vezes, após exames pré-anestésicos.

 

Com diferentes modalidades de endoscopia, hoje é possível examinar e visualizar esôfago, estômago e duodeno, reto e cólon intestinal, narinas, traqueia e brônquios, vagina, uretra e bexiga urinária e as cavidades abdominal e torácica.

Na broncoscopia e rinoscopia pode-se usar um tubo flexível ou rígido, que avalia a cavidade nasal, orofaríngea, traqueia e brônquios. A laparoscopia consiste na introdução de uma fibra ótica rígida no abdômen ou tórax para avaliação da cavidade, coleta de biópsias ou correção cirúrgica.

 

Esses processos requerem também anestesia geral e avaliação prévia do animal.

Broncoscopia e Rinoscopia

imagens_site_az (1).png
bottom of page