ENDOCRINOLOGIA
O Ariza conta com atendimento em endocrinologia, auxiliados por uma completa estrutura de exames complementares para a identificação das principais doenças que envolvem o sistema endócrino.
Quer seja através de exames de sangue para as diversas dosagens hormonais, quer seja com outros exames como hemogramas, bioquímicos completos, exames de urina, biopsias, citologias, exames de ultrassonografias, radiografias e tomografias.
Bem como, contamos com internação para suporte e medicação para os pacientes críticos como aqueles com pancreatite, diabetes mellitus descompensada, diabetes mellitus em cetoacidose, hipoglicemia, hiperadrenocorticismo, tromboembolismo, hipertensão arterial, entre outros.
Quando é necessário procurar um endocrinologista veterinário?
Os principais sintomas e doenças que acendem o alerta para doenças endócrinas são:
-
Diabetes Mellitus: beber muita água, comer muito, urinar muito e perder peso;
-
Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo: beber muita água, urinar muito, comer muito, ganhar peso, ficar com abdome dilatado ou abdome distendido em forma de barril, pelos ralos e finos;
-
Síndrome de Addison ou Hipoadrenocorticismo: parar de beber água, ter diarreia, emagrecer, ficar muito mole e com tremores;
-
Hipertireoidismo felino: gato muito magro, gato muito bravo, gato muito ativo, gato irritado, gato que come muito, bebe muita água e urina muito;
-
Hipotireoidismo canino: cães mais velhos (principalmente das raças Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle, Pinscher), muito sonolentos, mais gordos, com muita seborreia, problemas de pele e problemas de ouvido;
-
Alopecia X: ausência de pelos, parecendo careca na parte do tronco do corpo, principalmente (Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão).;
-
Obesidade: animais obesos, com muita fome e sem outros sinais clínicos;
-
Diabetes insipidus: animal que bebe muita água e urina muito (e antes não era assim);
Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo em Cães e Gatos
Existem várias doenças que necessitam de orientação e apoio do Médico Veterinário especialista em endocrinologia, dentre muitas doenças endócrinas as mais comuns são:
-
hiperadrenocorticismo ou síndrome de Cushing em cães;
-
tumores de adrenal em cães;
-
tumores de hipófise em cães;
-
diabetes mellitus em cães;
-
hipotireoidismo em cães;
-
obesidade em cães e menos comumente hipoadrenocorticismo ou Síndrome de Addison em cães;
-
Diabetes insipidus em cães;
-
insulinoma em cães;
-
hipertireoidismo em cães;
-
tumores de tireoide em cães;
-
alopecia X em cães;
-
síndrome da feminilização em cães;
-
feocromocitoma em cães;
-
nanismo em cães;
-
incontinência urinária após castração em cães;
-
hipercalcemia em cães;
-
hipocalcemia em cães, entre outros.
Já em gatos é muito comum hipertireoidismo em gatos, diabetes mellitus em gatos, acromegalia em gatos, obesidade em gatos, hiperadrenocorticismo em gatos, hiperaldosteronismo em gatos, entre outras.
Quais os exames comuns na Endocrinologia Veterinária?
01
A consulta com o especialista em endocrinologia (endocrinologista veterinário) é necessária quando o tutor ou o veterinário clínico identificam problemas ou sintomas descritos acima ou quando percebem que o animal não está bem que se relaciona a alguma doença de causa endócrina.
02
O endocrinologista veterinário avaliará o animal e solicitará alguns exames necessários para o correto diagnóstico, como: hemograma, bioquímico completo, dosagem de glicemia ou glicose, dosagens hormonais (T4 total, T4 livre por diálise de equilíbrio, TSH, T3, dosagem de cortisol pelo teste de supressão com dexametasona ou teste de estimulação com ACTH, dosagem de insulina, dosagens de hormônios reprodutivos, etc.).
03
Ainda podem ser solicitado exames de urina, radiografia, ultrassom, tomografia, ecocardiograma ou eletrocardiograma, pressão arterial, todos esses exames auxiliam no diagnóstico da maioria das doenças endócrinas em pets. O Ariza realiza todos os exames e consultas, facilitando e dando maior conforto ao paciente e tutor.
Tratamentos para doenças endócrinas
Assim que fechar o diagnóstico, o endocrinologista veterinário orientará sobre tratamento e procedimentos necessários para a cura e/ou controle das diversas doenças endócrinas.
Animais com diabetes terão uma dieta rigorosa, usarão aplicações de insulina e farão exercícios físicos. Animais com hipotireoidismo receberão reposição hormonal de levotiroxina sódica (hormônio da tireoide); animais com Síndrome de Cushing utilizarão o medicamento Trilostano, mitotano ou serão submetidos à cirurgia de remoção de nódulos nas adrenais, quando possível.
Animais com Síndrome de Addison, farão reposição hormonal com mineralocorticoide (Fludrocortisona) e/ou glicocorticoides. Hipertireoidismo em gatos pode ser tratado com iodo radioativo, Metimazol, dieta específica ou cirurgia. Tumores de hipófise podem ser tratados com radioterapia.
Obesidade pode ser tratada com dieta alimentar e exercícios. Muitos animais com essas doenças podem ter complicações ou mesmo outras doenças associadas, e com isso necessitarem de internação ou UTI.